19.5.09

PERMACULTURA


HABITAÇÕES SUSTENTÁVEIS

Casas auto-sustentáveis, construída a partir dos recursos naturais disponíveis na região. Aproveita a luz e o calor do sol, água da chuva, e rios, a vegetação, o solo. Sem problemas de saneamento e desperdício de água e energia, integra a vida humana ao ambiente, com um custo muito inferior às construções convencionais.

A flexibilidade da bio-arquitetura ou bio-construção está na adaptação das técnicas de construção ao meio ambiente. Para cada ecossistema existem diferentes condições e necessidades. Em lugares muito úmidos devemos construir com materiais e design que sejam resistentes à umidade. Enquanto que em lugares secos e quentes devemos nos preocupar mais com o conforto térmico e a captação de água, elemento essencial à vida.

Sanitários compostáveis dispensam o uso de tubulações e grandes estações de esgoto. E, os “recursos humanos”, como chamamos os dejetos, são tratados e reutilizados como excelente adubo orgânico.

Vivendo em casas ecológicas a vida torna-se menos dependente de recursos e serviços externos. Em contrapartida, como a bio-construção integra novas e baratas tecnologias ao conhecimento tradicional, promovem uma integração muito maior com o ambiente e a comunidade do entorno.

Ela requer algumas mudanças de hábitos, como observação maior dos fatores naturais, observação maior de sí mesmo, e integração com vizinhos, trocas justas e trabalhos comunitários.

Acreditando na bio-construção como veículo de transformação, o IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, promove o cursos especializados em Habitações Sustentáveis, Planejamento de Ecovilas, Construção com Bambu, Sistemas Agro-florestais, e Design em Permacultura. Todos, integrando aulas teóricas, práticas e vivências em ecovilas.
Informações: Guilherme Azevedo, Permacultor
IPEMA - Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata AtlânticaUbatuba - SP
Tel. (12) 3848-2682

No comments: