22.12.09

Campanha contra os Maiores Poluidores

Amigos e amigas, a COP-15 foi uma decepção. Mais uma vez os Norte Americanos mostraram toda sua prepotência e indiferença com o resto do mundo, principalmente com os Países pobres. Os Norte Americanos, juntos com os Chineses, são responsáveis por 40% de toda a emissão de gases de efeito estufa, e, além de terem se negado a assinar o tratado de Quioto, que estabelecia uma redução de 5,2% das emissões até 2012, compareceram à Convenção Quadro da ONU em Copenhague, somente para dizer que vão comprometer-se, voluntariamente, com uma redução de 17% tendo como base o ano de 2005, ou seja, correspondente a aproximadamente 4,0% aos níveis de 1990.

Sem um acordo sobre o clima, cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, liderados pelo físico indiano Rajendra Pachauri, afirmam que a temperatura da terra irá subir mais de 3º durante as próximas décadas, podendo atingir 6º até o final do século, com graves consequências climáticas, principalmente para os países pobres, que terão maiores dificuldades de adpatação e aquisição de produção para alimentação, que com uma maior dificuldade de produção em consequência de um clima desfavorável, tenderão a disparar de preço, levando milhões à fome.

Mais uma vez os Norte Americanos, com a peculiar prepotência, viram de costas para o mundo, se colocando em uma posição de indiferença com os Países em desenvolvimento e pobres, que sem um acordo climático serão os que sofrerão, simplesmente porque querem manter um nível de consumo de seu povo, completamente inconpatível com a sustentabilidade do planeta, ou seja, os Norte Americanos não querem fazer nenhum sacrifício, mesmo que isso coloque em risco a sobrevivência de bilhões de habitantes, somente para manter seus hábitos de vida e de consumo insustentáveis.

A China, no entanto, mesmo não querendo comprometer-se com qualquer meta de redução de gases estufa, o faz querendo tirar milhões da pobreza, e não manter milhões no luxo, como fazem os Norte Americanos.

Além disso, não podemos esquecer que os atuais países desenvolvidos são, historicamente, os responsáveis pela situação em que todo o mundo se encontra, haja vista que foram os primeiros a se industrializar, como afirmou o Presidente Lula em Copenhaguem.

A COP-15 nos deixou claro que os Estados Nacionais não têm como superar a força financeira e militar dos Norte-Americanos, que com despreso pelas outras nações, sequer sentam-se à mesa da ONU, apenas comparecendo rapidamente ao final, para dizer que ninguém poderá lhes impor qualquer condição, em qualquer campo.

Resta, portanto, à sociedade cívil, por meio de ONGs e Consumidores, lançar mão do Direito Natural de Resistência em face à posição Imperialista das grandes potências, que colocam em risco a sobrevivência das futuras gerações, BOICOTAR SEUS PRODUTOS, a fim de forçá-las a firmarem um acordo climático que torne nossa civilização sustentável, e garanta um futuro com Dignidade às próximas gerações.

Dessa forma EVITE COMPRAR QUALQUER PRODUTO FABRICADO NA CHINA E NOS EUA, dizendo os motivos, cujos mais conhecidos são:

GM, FORD, CRYSLLER, MACDONALDS, COCA COLA, PEPSI COLA, DELL, WINDOWS, NIKE, JOHN DEER.

Os consumidores são como uma boiada, se souberem a força que têm, podem fazer, através do boicote, empresas e países adaptarem-se aos valores que eles entendem principais.

Tibério Bassi de Melo.
Advogado OAB/RS 30.068.
Especialista em Direito Ambiental.
Email: tiberio@farrapo.com.br

Fonte: Portal do Meio Ambiente 22 de dezembro de 2009.

No comments: