16.1.07

M E N S A G E M

“Perguntei, certa vez, ao Dalai Lama qual era, em sua opinião, a melhor religião. Com uma risadinha, ele respondeu: ‘ Mr. Boff, a melhor religião é aquela que o faz melhor. ’ Perplexo diante dessa resposta tão sábia, tornei a perguntar: ‘ E que é que me faz melhor? ’ E ele respondeu: ‘ Se a religião o faz mais compassivo, mais humano, mais sensível, mais solidário e cordial, mais amante de todos os que sofrem, essa é a melhor religião. ‘“.

Leonardo Boff

Fonte: Conselhos Espirituais do Dalai Lama / organizado por Donald W. Mitchell; tradução Marcos Malvezzi Leal. – Campinas, SP: Versus Editora. 2004.

1 comment:

muriloha said...

A religião é verdadeira se ela criar o poeta em você. Se ela matar o poeta e criar o pretenso santo, ela não é religião: é patologia, um tipo de neurose vestida com termos religiosos.

A verdadeira religião sempre libera a poesia, o amor, a arte, a criatividade em você, ela o deixa mais sensível. Você pulsa mais, seu coração tem uma nova batida, sua vida não é mais um fenômeno monótono e trivial. Ela é uma constante surpresa, cada momento abre novos mistérios.

A vida é um tesouro inesgotável, mas somente o coração do poeta pode conhecê-la. Não acredito em filosofia, não acredito em teologia, mas acredito na poesia.

Osho, em "Osho Todos os Dias - 365 Meditações Diárias"