11.12.06

R E C E I T A S

Aproveitamento integral de alimentos

'O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos. Este é o fundamento do projeto Aproveitamento Integral de Alimentos, elaborado pelas nutricionistas Regina Glória Ramos, Daniela Carvalho Salaberga e Ariane Fontes dos Santos.
A idéia surgiu de uma preocupação da socióloga Nadja Moraes, que em sua trajetória de resgatar perdas de auto-estima e cidadania percebeu que o resgate de valores deve acontecer nos mais diversos sentidos. Tendo como aliada Regina Glória Ramos, elegeu como estratégia de ação o combate ao desperdício de alimentos, destacando seu valor nutricional.
As receitas apresentadas a seguir são apenas uma pequena amostra do que pode ser feito se soubermos utilizar aquilo que iria para o lixo: talos, cascas, folhas e sementes podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em produtos saborosos, de baixo custo e altamente nutritivos.'¹

PATÊ DE TALOS
Ingredientes

500 gramas de ricota.
Duas xícaras (chá) de talos de beterraba, agrião e espinafre.
Uma xícara (chá) de azeite de oliva.
Duas colheres (sopa) de molho de soja.
Duas colheres (sopa) de molho inglês.
Meia xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas.
Meia xícara (chá) de rama de cenoura picada.
Meia xícara (chá) de maionese.
Sal e pimenta do reino a gosto.


Como preparar: Numa tigela amasse bem a ricota com um garfo. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem até obter a consistência de pasta.
Rendimento: 12 porções. Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.Dicas: Substitua o azeite de oliva por óleo de soja, girassol ou milho e acrescente dez azeitonas pretas ou verdes.
Fonte:
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=30

SALADA ORGÂNICA - Receita de Marcos Palmeira
Ingredientes
Folhas de alface roxa
Folhas de alface lisa
Folhas de alface americana
Folhas de alface crespa
Rúcula
Flores de capuchinha
Azeite a gosto
Sal a gosto
Ervas para temperar (alecrim, orégano, manjericão, tomilho, hortelã)

Como preparar - Em uma saladeira, arrume as folas, faça um molho com sal, azeite e ervas frescas e tempere. Cubra com as flores de capuchinha e sirva.
Fonte: ESTAÇÃO ZONA SUL – PRIMAVERA 2003

No comments: