15.1.06

S U G E S T Õ E S

LIVRO

CONSCIÊNCIA E ABUNDÂNCIA: O livro esclarece sobre uma das mais relevantes causas da exclusão social e da destruição ambiental: a orientação que seguimos cotidianamente para 'satisfazer' as nossas necessidades (alimentação, vestuário, moradia, transporte, lazer, etc.). Consciente ou inconscientemente, agimos todos os dias em conformidade com a teoria econômica predominante que nos transforma em agentes quânticos de destruição da força que sustenta a vida na Terra. Autor: Paulo Roberto da Silva - Niterói 2006

CARTILHA E VÍDEO

A Carta da Terra - Valores e Princípios para um Futuro Sustentável
CDDH - Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis
'uma forma avançada de se compreender os direitos como direitos humanos, direitos sociais, direitos ecólogicos e direitos da Terra, como planeta vivo.'

FILMES

I. QUEM SOMOS NÓS?
Gênero: Documentário Duração: 108 minutosPais: EUA Ano: 2005 Distribuidora: PlayArteDiretor: Betsy Chasse, Mark Vicente, William ArntzElenco: Barry Newman, Elaine Hendrix, Marlee Matlin, Robert Bailey Jr.SinopseTodo ser humano, num determinado momento da vida, vai se fazer as perguntas - De onde viemos? Para onde vamos? Qual nosso papel neste mundo? Partindo dos estudos da física quântica, 'Quem somos nós?' mistura ficção e documentário para nos mostrar que a realidade, da forma como a percebemos, é ilusória, que nós é que a criamos e que, sim, nós podemos mudá-la. Depoimentos de físicos, filósofos e místicos afirmam que a matéria não é sólida como pensamos - ela é etérea e mutável, e que nossos pensamentos podem alterá-la. E que nós podemos ter controle sobre nosso corpo, as doenças e as emoções, pois podemos escolher a realidade em que queremos viver e assim alterar nossas vidas. Afinal, como você reage diante dessas perguntas iniciais?

II. FARENHEITH - 11 DE SETEMBRO
Gênero: Documentário Duração: 122 minutosPais: EUA Ano: 2004 Distribuidora: Europa FilmesDiretor: Michael MooreMichael Moore contra Bush. É uma luta desproporcional. De um lado um cineasta gorducho e um líder fundamentalista árabe caído na clandestinidade. Entre si, eles nada têm em comum. Ao contrário, são totalmente opostos. Michael Moore é um ativista democrata, filho de uma família de operários do estado norte-americano do Michigan, enquanto Osama bin Laden, de raízes milionárias, pertence a um riquíssimo clã saudita. Todavia, ambos são devotados inimigos do atual presidente George W.Bush. Os dois são pedras no caminho do poder do império.
Sinopse - A trilha sonora do filme "Farenheit 11 Setembro", dirigido pelo polêmico Michael Moore, é um dos pontos fortes do documentário homônimo anti-Bush que estreou no Brasil em 2004. Moore usou as músicas como instrumento para dar suporte às ironias feitas no filme. "Shiny Happy People", do R.E.M., é o fundo musical de uma cena em que George W. Bush e alguns amigos aparecem na tela. O disco também traz composições de Jeff Gibbs feitas especialmente para o documentário.

III. O JARDINEIRO FIEL
Gênero: Drama Duração: 129 minPais: EUA Ano: 2005 Distribuidora: Focus FeaturesDiretor: Fernando MeirellesElenco: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Daniele Harford, entre outros. Sinopse - Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.

IV. ILHA DAS FLORES
Gênero: Documentário Duração: 12 minPais: Brasil (RS) Ano: 1989 Produtora:
Casa de Cinema de Porto AlegreDiretor e Roteiro: Jorge Furtado Música: Geraldo Flach Produção: Nora GoulartElenco: Ciça Reckziegel, Paulo José (narração)SinopseUm tomate é plantado, colhido, vendido e termina no lixo da Ilha das Flores,entre porcos, mulheres e crianças.Este curta está disponível para exibição online em http://www.portacurtas.com.br/PrêmiosMelhor Curta - Festival de Gramado 1989Melhor Roteiro - Festival de Gramado 1989Melhor Montagem - Festival de Gramado 1989Prêmio da Crítica - Festival de Gramado 1989Prêmio Urso de Prata - Festival de Berlim 1990Prêmio de Crítica - Festival de Clermont-Ferrand (França) 1991Prêmio de Público - Festival de Clermont-Ferrand (França) 1991

V. PONTO DE MUTAÇÃO
Gênero: Especial Duração: 126’ aproximadamentePais: EUA Ano: 1990 Diretor: Bernt Amadeus CapraElenco: Liv Ullmann, Sam Waterston, John Heard, Ione Skye e Emmanuel Montes
Sinopse - Uma cientista, um poeta e um político discutem Física Quântica, Ecologia, os Novos Paradigmas. Baseado no livro Ponto de Mutação, de Fritjof Capra.O filme começa com um político liberal, democrata (inspirado em Al Gore) em crise de sentido, ligando para seu amigo escritor, o ex-ghostwriter de seus discursos, que está na França, dando um tempo, porque se encheu de viver no meio da fogueira das vaidades de Nova Yorque. O escritor/poeta o convida para dar um tempo também, passar uns dias com ele no Monte Saint Michel, uma fortaleza antiga perto do Canal da Mancha, para relaxar e conversar sobre a vida. Lá, por coincidência, está hospedada a física, interpretada por Liv Ullmann, que resolveu, por sua vez, dar-se um tempo, quando descobre que as pesquisas que fazia, dedicadamente, sobre aplicações de raio laser na saúde, estão sendo usadas pelo governo americano (leia-se Ronald Reagan, o último republicano da Casa Branca), no polêmico projeto Guerra nas Estrelas, um resquício da guerra fria, hoje comprovadamente um fiasco. Da conversa entre os três, surgem todos os conceitos científicos, ideológicos, ambientais, holísticos, que estão nos ajudando a atravessar do século 20 ao 21.

VI. A CORRENTE DO BEM
Gênero: Drama Duração: 122 minPais: EUA Ano: 2000Diretor: Mimi LederElenco: Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley J. Osment, entre outros.
Sinopse - A Corrente do Bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. A direção é de Miini Leder (Impacto Profundo e O Pacificador).O professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey, vencedor do Oscar de Melhor Ator por Beleza Americana) não espera que a turma da 7.ª série deste ano seja diferente das anteriores. Por isso, ele sugere o mesmo trabalho de sempre no primeiro dia de aula, sem maiores expectativas quanto aos resultados: os alunos têm de pensar num jeito de mudar nosso mundo e colocar isso em prática.Mas o garoto Trevor Mckinney (Haley Joel Osment, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por O Sexto Sentido e protagonista de A.I. - Inteligência Artificial, o próximo lançamento de Steven Spielberg) resolve levar o trabalho a sério.Aos 11 anos, ele mora num bairro de classe operária de Las Vegas com a mãe, Arlene (Helen Hunt, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por Melhor é Impossível), que trabalha à noite como garçonete numa boate de strip tease, de dia, num cassino e tem pouco tempo para ele O pai (o músico Jon Bon Jovi, que fez a ótima trilha musical de Jovem Demais Para Morrer), então, raramente aparece.

FILME NA WEB - Meatrix

'Dias após o lançamento do Meatrix, o seu sucesso logo se tornou evidente como uma excelente ferramenta no processo de conscientização sobre o problema mundial da agricultura industrial. O filme também quebrou recordes de público considerando o fato de ser um produto de cunho ativista. Somente nos primeiros meses da sua estréia milhões de pessoas assistiram à fita'.
http://www.meatrix.com/portuguese/dub/

SITES

Jornal do Meio Ambiente -
http://www.jornaldomeioambiente.com.br/
'Não Desperdice. Evite consumir além do necessário. Adquira o indispensável em alimentos, objetos, roupas, brinquedos etc. As lojas e supermercados estão cheios de inutilidades que só fazem gastar mais e mais recursos naturais na fabricação. Reflita antes de comprar. Rejeite produtos descartáveis, como copos, garrafas etc. Além de poluírem e aumentarem o volume de lixo, também apressam o esgotamento dos recursos naturais. Reutilize as sacolas de compra. Prefira alimentos naturais, evitando enlatados, empacotados, refrigerantes, os alimentos industrializados, além de mais caros, podem causar alergias e outros males e, às vezes, nem têm grandes funções nutritivas'.

Consumo Consciente -
http://www.akatu.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=9
'Hoje, mesmo com metade da humanidade situada abaixo da linha de pobreza, já se consome 20% a mais do que a Terra consegue renovar. Se a população do mundo passasse a consumir como os americanos, seriam necessários mais três planetas iguais a este para garantir produtos e serviços básicos como água, energia e alimentos para todo mundo'.

Fonte: Instituto Akatu

Permacultura - http://www.permear.org.br/2006/07/14/o-que-e-permacultura/
'A Permacultura exige uma mudança de atitude que consiste basicamente em fazer os seres humanos viver de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza. Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e por isso nasceu amparada por uma ética fundadora de ações comuns para o bem do sistema Terra.

Mollison e Holmgren buscaram princípios éticos universais surgidos no seio de sociedades indígenas e de tradições espirituais, que estão orientados na lógica básica do universo de
cooperação e solidariedade. Não é possível praticar a Permacultura sem observá-los'.
Fonte: PERMEAR- Rede de Permacultures

Árvore Educacional - http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/arvore.html
Ambiente Brasil

No comments: