10.12.06

D I C A S

ALFACE - 'Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha bem fechada e guarde na geladeira. As folhas de alface quando cortadas com facas perdem seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos. Folhas de alface são ótimas para retirar o excesso de gordura dos alimentos. A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. Seu período de safra é de maio a novembro'.

RÚCULA - 'A rúcula, também conhecida como mostarda persa, possui sabor picante, embora seja mais forte e mais amargo. Na culinária, o uso da rúcula é um pouco restrito devido a seu sabor, tão forte que elimina o dos outros alimentos. No entanto, é um excelente complemento de refeições mais pesadas, como carne de porco. Pode ser preparada crua, em saladas, ou refogada, preparo excelente para recheio de pizzas. A rúcula é uma boa fonte de vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Quando fresca, as folhas são bem verdes, firmes e viçosas. Para conservá-la por 2 ou 3 dias, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira. Seu melhor período para consumo é entre os meses de maio e agosto'.

FLOR DE CAPUCHINHA - 'Também conhecida como Nastúrcio. Nomeada cientificamente como Tropaeolum majus. A flor é rica em um carotenóide, a luteína, que está relacionada com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular, principal causa de cegueira. Suas folhas contém grandes quantidades de vitamina C, de reconhecidas propriedades anti-escorbúticas. Ajuda a combater o início da gripe, abre o apetite e favorece a digestão. O suco das folhas é auxiliar na expectoração, ajudando a acalmar a tosse. Se consumida à noite, a Chaguinha atua contra a insônia. O sabor das folhas e flores da chaga lembra o agrião; as sementes, conservadas em vinagre, são conhecidas como alcaparra dos pobres, e podem perfeitamente substituir a própria na preparação de pratos.'

Fontes:
www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/A26florqueenfeita.htm
www.diabetes.org.br/dicionario_alimentos/index.php

No comments: