15.5.07

Reciclagem pode minimizar o aquecimento global

'Um dos assuntos mais debatidos nos últimos tempos – por especialistas e leigos - tem sido o aquecimento global. O efeito estufa está aumentando rapidamente devido à alta emissão de gás carbônico para a atmosfera e, segundo as projeções do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas, a temperatura até o ano de 2100 deverá aumentar de 1,0°C a 3,5 °C e o nível do mar deverá subir de 20 cm a 86 cm, o que causará diversos transtornos para a sociedade mundial, principalmente para as populações carentes.

Para reduzir as emissões dos gases ligados ao efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano, a reciclagem aparece como uma prática fundamental.

A importância da reciclagem para o clima do planeta

Os produtos alimentícios, materiais de embalagem e bens de consumo em geral consomem combustíveis fósseis e energia elétrica em seus ciclos de vida (durante a fabricação, o transporte etc.), aos quais estão sempre associadas emissões de gases de efeito estufa. Embora 93% do fornecimento de energia no Brasil seja feito por usinas hidrelétricas (que, se bem planejadas, não contribuem para o efeito estufa), os 7% restantes são gerados em termelétricas que utilizam combustíveis fósseis e emitem dióxido de carbono (CO2) e outros gases. A reciclagem deve ser vista como uma forte aliada para minimizar nossa influência nas mudanças climáticas, uma vez que permite a redução do uso de recursos naturais e evita as emissões associadas à fabricação das matérias-primas.'

Entrevista com Eloísa Garcia, gerente de Embalagens Plásticas e Meio Ambiente do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), e com Guilherme de Castilho Queiroz, pesquisador do órgão.
Fonte: CEMPRE

Links sugeridos

Cartilha sobre reciclagem - 'Uma lição de amor' por Patrícia Engel Secco

Papel Reciclado Artesanal

Oficina de Papel Artístico Artesanal - criação, desenvolvimento e produção de papéis e objetos utilitários a partir da reciclagem de papel. trabalha com os jovens da comunidade do Morro do Palácio – Niterói RJ.

Informações estatísticas dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e em algumas das suas capitais. Autor: AZEVEDO, J. de (Doutorando em Geociências na UFF) - Instituições: IBGE, UNIVERSO e UFF/Dep. GEOQ

No comments: