14.5.07

COLETA SELETIVA

Vários segmentos de uma comunidade podem participar do programa de coleta seletiva. Cada um fazendo uma parte e se beneficiando dos resultados. Exemplo disso é a parceria entre as unidades produtoras de lixo e gestoras da coleta seletiva (condomínios, escolas, empresas, etc.) e as cooperativas ou associações que receberão os materiais selecionados e que muitas vezes podem se encarregar da retirada dos mesmos.

O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

VANTAGENS DA COLETA SELETIVA
Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

- Diminui a exploração de recursos naturais

- Reduz o consumo de energia
- Diminui a poluição do solo, da água e do ar
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
- Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
- Diminui o desperdício
- Diminui os gastos com a limpeza urbana
- Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
- Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

Os 3Rs
REDUZIR - Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo. Ex: preferir os produtos que tenham refil.

REUTILIZAR - Reaproveitar o material em outra função. Ex: usar os potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos, etc.).

RECICLAR - Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial,em novos produtos. Ex: transformar embalagens PET em tecido de moletom.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

Chiclete _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ ____ _ _ _ _ _ _ _5 anos
Lata de aço _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 10 anos
Vidro _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _mais de 10.000 anos Plástico _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _mais de 100 anos
Madeira _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 6 meses
Papel _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3 meses a vários anos
Cigarro (filtro) _ _ _ _ _ _ _ _ 3 meses a vários anos
Lata de alumínio _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ mais de 1.000 anos Restos orgânicos _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ 2 a 12 meses


Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/ea/

No comments: