11.12.06

R E C E I T A S

Aproveitamento integral de alimentos

'O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos. Este é o fundamento do projeto Aproveitamento Integral de Alimentos, elaborado pelas nutricionistas Regina Glória Ramos, Daniela Carvalho Salaberga e Ariane Fontes dos Santos.
A idéia surgiu de uma preocupação da socióloga Nadja Moraes, que em sua trajetória de resgatar perdas de auto-estima e cidadania percebeu que o resgate de valores deve acontecer nos mais diversos sentidos. Tendo como aliada Regina Glória Ramos, elegeu como estratégia de ação o combate ao desperdício de alimentos, destacando seu valor nutricional.
As receitas apresentadas a seguir são apenas uma pequena amostra do que pode ser feito se soubermos utilizar aquilo que iria para o lixo: talos, cascas, folhas e sementes podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em produtos saborosos, de baixo custo e altamente nutritivos.'¹

PATÊ DE TALOS
Ingredientes

500 gramas de ricota.
Duas xícaras (chá) de talos de beterraba, agrião e espinafre.
Uma xícara (chá) de azeite de oliva.
Duas colheres (sopa) de molho de soja.
Duas colheres (sopa) de molho inglês.
Meia xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas.
Meia xícara (chá) de rama de cenoura picada.
Meia xícara (chá) de maionese.
Sal e pimenta do reino a gosto.


Como preparar: Numa tigela amasse bem a ricota com um garfo. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem até obter a consistência de pasta.
Rendimento: 12 porções. Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.Dicas: Substitua o azeite de oliva por óleo de soja, girassol ou milho e acrescente dez azeitonas pretas ou verdes.
Fonte:
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=30

SALADA ORGÂNICA - Receita de Marcos Palmeira
Ingredientes
Folhas de alface roxa
Folhas de alface lisa
Folhas de alface americana
Folhas de alface crespa
Rúcula
Flores de capuchinha
Azeite a gosto
Sal a gosto
Ervas para temperar (alecrim, orégano, manjericão, tomilho, hortelã)

Como preparar - Em uma saladeira, arrume as folas, faça um molho com sal, azeite e ervas frescas e tempere. Cubra com as flores de capuchinha e sirva.
Fonte: ESTAÇÃO ZONA SUL – PRIMAVERA 2003

Receita para aproveitamento integral dos alimentos

Talos, sementes e cascas na maioria das vezes vâo para o lixo erradamente, já que estes possuem mais vitaminas e minerais do que o próprio alimento. Além de nutrir, utilizar o vegetal na sua totalidade é econômico e respeita a natureza. Vamos evitar o desperdício!

TORTA SALGADA DE TALOS
2 xícaras de leite
3 ovos
1 xícara de óleo
1 1/2 de farinha de trigo (usar a integral)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
100g de queijo parmessão
1 xícara de talos de agrião, couve picados.
Bater tudo no liquidificador exceto os talos, colocar em um tabuleiro misturando os talos e assar em forno médio.

BOLO DE CASCA DE CENOURA E SEMENTE DE ABÓBORA
Bater no liquidificador
1 xícara de casca de cenoura ou mamão
3 ovos
1 xícara de óleo
Misturar com:
1/2 xícara de semente de abóbora trituradas
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açucar máscavo
1 xícara de açucar branco
1 colher de sopa de fermneto em pó

Colocar em forma untada e assar em forno baixo.

Nutricionista LIza M. G. Guerreiro
Associação Pestalozzi de Niterói

10.12.06

D I C A S

ALFACE - 'Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha bem fechada e guarde na geladeira. As folhas de alface quando cortadas com facas perdem seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos. Folhas de alface são ótimas para retirar o excesso de gordura dos alimentos. A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. Seu período de safra é de maio a novembro'.

RÚCULA - 'A rúcula, também conhecida como mostarda persa, possui sabor picante, embora seja mais forte e mais amargo. Na culinária, o uso da rúcula é um pouco restrito devido a seu sabor, tão forte que elimina o dos outros alimentos. No entanto, é um excelente complemento de refeições mais pesadas, como carne de porco. Pode ser preparada crua, em saladas, ou refogada, preparo excelente para recheio de pizzas. A rúcula é uma boa fonte de vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Quando fresca, as folhas são bem verdes, firmes e viçosas. Para conservá-la por 2 ou 3 dias, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira. Seu melhor período para consumo é entre os meses de maio e agosto'.

FLOR DE CAPUCHINHA - 'Também conhecida como Nastúrcio. Nomeada cientificamente como Tropaeolum majus. A flor é rica em um carotenóide, a luteína, que está relacionada com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular, principal causa de cegueira. Suas folhas contém grandes quantidades de vitamina C, de reconhecidas propriedades anti-escorbúticas. Ajuda a combater o início da gripe, abre o apetite e favorece a digestão. O suco das folhas é auxiliar na expectoração, ajudando a acalmar a tosse. Se consumida à noite, a Chaguinha atua contra a insônia. O sabor das folhas e flores da chaga lembra o agrião; as sementes, conservadas em vinagre, são conhecidas como alcaparra dos pobres, e podem perfeitamente substituir a própria na preparação de pratos.'

Fontes:
www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/A26florqueenfeita.htm
www.diabetes.org.br/dicionario_alimentos/index.php